20 anos do GRECOM




Inicialmente intitulado Grupo Morin no ano de seu nascimento, em 1992, o Grupo de Estudos da Complexidade (assim chamado desde 1994), dedicado aos estudos e pesquisas na perspectiva da complexidade, comemora seus 20 anos em 2012. 

No Nordeste já são sete outros grupos formados a partir da base comum do GRECOM, também dedicados às ciências da complexidade. Em julho de 2000, o diretor da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para o Pensamento Complexo – CIUEM, Raúl Domingo Motta, esteve em Natal para a implantação do primeiro ponto brasileiro da referida Cátedra na UFRN, localizado no GRECOM. 

Vinculado ao departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, o grupo de pesquisa está ligado aos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Educação da UFRN. O grupo é um exemplo do que o pensador francês Edgar Morin chama de “pensamento do sul”: espaço de regeneração da cultura e politização do cidadão, criatividade acadêmica e consolidação de um saber múltiplo, diverso e plural. Como forma de celebrar a data, o GRECOM promove três eventos voltados a profissionais da educação e das ciências humanas em geral, estudantes e demais interessados na construção de um conhecimento que religue saberes. 

O primeiro evento aconteceu em junho desse ano, e foi em homenagem a Alan Turing: o Colóquio Brasileiro 100 anos de Alan Turing

O segundo evento chamado de “Tributo a um Pensamento do Sul”, contará com a presença de pensadores como Ubiratan D’Ambrosio, a mexicana Ana Cecília Espinosa, o educador indígena Daniel Munduruku, a educadora Maria Cândida de Moraes, o semiótico Norval Baitelo Júnior, entre outros interlocutores do GRECOM. Estará presente ao evento Edgar Morin, diretor emérito do grupo, em visita a Natal pela quinta vez. 
O encontro acontecerá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológico do Rio Grande do Norte IFRN, onde ocorrerá simultaneamente o I Simpósio de Complexidade e Transdisciplinaridade.

Os eventos em comemoração aos 20 anos do GRECOM serão realizados nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.